Avançar para o conteúdo principal

Vela Votiva de Braga

É uma vela com um significado muito romântico e peculiar.
O unico exemplar encontrado tem neste momento mais de 100 anos, no entanto escritos encontrados e a historia contada pelas pessoas mais velhas levou-nos a concluir que esta tradição remonta à alguns seculos atras.
Então a historia da Vela Votiva de Braga é assim.
- Há muitos anos atras em Braga as raparigas tinham por hábito no dia de S. João ( santo popular e feriado municipal) levar na procisão uma vela que pegavam religiosamente e tranportavam durante todo o percurso desde o Largo de S. Tiago até à capelinha de S.João da ponte onde termina ainda hoje a dita procisão.
Porquê,
- É que esta vela tinha uma tradição e como objectivo cumprir um voto ou promessa que cada rapariga tinha feito , de levar uma vela na procisão e a oferecer ao S. João por um pedido feito ao santo para que ele a ajudasse a conseguir namorar ou a casar com a pessoa dos seus sonhos, esta vela era pegada com o lenço dos namorados.
Então o cerieiro elaborava estas velas com as melhores ceras de seguida colocava-as ao sol para as amaciar e permitir então nelas bordar com pinças ou alicates especiais, flores, rosetas, silvas e outros motivos que ficavam salientes na cera sendo posteriormente pintadas petala a petala cada flor com as cores do nosso folclore tintas de cores vivas vermelho, azul, verde, amarelo entre outras e o dourado usado nos pramentos e na decoracao das nossas igrejas o que as tornava unicas e muito deslumbrantes fazendo assim despertar a atençao e apreciação por todos os que à procição assistiam.
Estas velas eram tão bonitas e apreciadas que as pessoas pediam ao cerieiro que as fizesse noutros tamanhos para as usarem em casa como motivo decorativo nos castiçais e nos oratórios.
Posteriormente tambem veio a ser adoptada como vela de baptismo e comunhao mas aqui era pintada com cores mais suaves o pérola, azul claro e rosa claro em conjunto com os dourados ou prateado
O negocio era florescente, e na terra dos Padres Bispos e igrejas o negocio das velas de Braga estendia-se por todo o Pais.
Apesar da revoluçao social nos anos 60 levarem a juventude a se afastar de certos tradicionalismos, entre os quais este sentido mistico-religioso ligado à Vela Votiva de Braga, não apagou o sentido da tradição, e hoje ainda, vários grupos folcloricos da regiao se fazem representar com as suas vestes de procissão  próprias da indumentária tradicional na região pegando carinhosamente a Vela Votiva de Braga com o lenço dos namorados e acompanhando a procissão até à capelinha





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vela Votiva de Braga

Tipicamente Minhota, a Vela Votiva de Braga é um ex-libris da cidade, onde a preferencia das raparigas pelo S. João corriam a encomendar ao cerieiro a Vela mais bela e bonita para oferecer ao Santo por um pedido relacionado com namorico ou casamento. É uma vela com um significado muito romântico e peculiar. O unico exemplar encontrado tem neste momento mais de 100 anos, no entanto escritos encontrados e a historia contada pelas pessoas mais velhas levou-nos a concluir que esta tradição remonta à alguns seculos atras. Então a historia da Vela Votiva de Braga é assim. - Há muitos anos atras em Braga as raparigas tinham por hábito no dia de S. João ( santo popular e feriado municipal) levar na procisão uma vela que pegavam religiosamente e tranportavam durante todo o percurso desde o Largo de S. Tiago até à capelinha de S.João da ponte onde termina ainda hoje a dita procisão. Porquê, - É que esta vela tinha uma como objectivo cumprir um voto ou promessa que cada rapariga tinha feito

Reparação de velas conserto de velas

Reparamos todo o tipo de velas partidas tortas deformadas. Há velas com um informe significado para nós, quer pelo simbolismo que representam quer pela memória que nos faz reviver, elas tem grande significado para nós. Por cerca de 5€ (2015) pode voltar a ter em perfeito estado a sua vela de estimação. Alfavelas@gmail.com Ou 912207822

Feira de Artesanato 2013

Maia de 6.7.2013 a 15.7.2013